Textos

11 coisas que uma mulher pode ser (que são muito melhores do que ‘bonita’)


Como a primeira coisa que notamos em uma pessoa é sua aparência, é muito fácil focalizar a beleza e deixar outras qualidades importantes em segundo plano, especialmente quando falamos de mulheres.

As menininhas são ensinadas a “ser vistas e não ouvidas”. Os tabloides constantemente destacam a celulite e outros “defeitos” físicos das celebridades, e há artigos inteiros dedicados à aparência de mulheres sem maquiagem. Anúncios incentivam as mulheres a comprar produtos que lhe darão cílios mais longos, cabelo mais brilhante, lábios maiores, cinturas menores e bundas mais arrebitadas.

Ao mesmo tempo se aconselha às mulheres que apreciem sua “beleza natural”, que optem por sentir-se belas por dentro e que sintam a certeza de que toda mulher é bela. São sentimentos dignos – não há nada de errado em querer estar bonita e sentir autoconfiança –, mas às vezes parece que o valor da mulher é definido sobretudo pela beleza. Na sociedade de hoje, ser bela traz muitos benefícios – mas a beleza não é tudo.

Veja 11 coisas que uma mulher pode ser e que são muito mais importantes que “bonita”:

1. Divertida. Ser divertida lhe possibilita levar alegria às pessoas que a cercam. E pesquisas mostram que as pessoas divertidas são socialmente mais atraentes. Você não gostaria de ser amiga da pessoa que conta piadas a noite toda? Além disso, rir é realmente o melhor remédio.

2. Criativa. As pessoas criativas observam tudo, buscam experiências novas e se arriscam. Além disso, têm vida mais longa – um benefício muito bom.

3. Incontrita. Não no sentido de não pedir desculpas quando errou, mas no sentido de não pedir desculpas por quem e como você é – perfeita, é claro!

4. Espontânea. Todo o mundo precisa daquela amiga que pode convidar na última hora para um show, filme, viagem, passeio ou qualquer outra coisa. Topar a parada só para viver aquela experiência é ótimo, uma atitude que costuma ser subestimada.

5. Sincera. Mesmo que você não seja do tipo que é brutalmente franca, saber falar diretamente de suas necessidades e seus desejos é uma qualidade admirável. Sem falar que mentir não faz tão bem à saúde.

6. Leal. Uma das coisas mais importantes em qualquer relacionamento é saber que você pode contar com a outra pessoa para ficar de seu lado e não lhe deixar na mão, se bem que sem deixar de lhe cobrar responsabilidade pelo que você faz. Estudos mostram que as pessoas que são leais em seus relacionamentos amorosos sentem mais satisfação na vida. E a lealdade tem impacto igual nos relacionamentos platônicos.

7. Tolerante. Nem sempre é fácil estar disposta a aprender mais sobre alguma coisa e possivelmente mudar de opinião. O esforço que isso exige vale mais que ter um rostinho bonito.

8. Gentil. As pessoas vão se lembrar do fato de você ter telefonado a elas em seu aniversário ou se lembrado da alergia delas a laticínios quando as convidou para jantar, muito mais do que vão se lembrar do esforço que você fez para alisar os cabelos e estar com as unhas perfeitas o tempo todo.

9. Empática. Nunca subestime a importância de sentir empatia com as pessoas e ser capaz de imaginar-se no lugar delas. Ser empática ajuda você a fazer amizades, muito mais que ser bela.

10. Generosa. Pode ser generosidade com seu tempo, seus conselhos, suas habilidades, seus recursos – tudo isso é importante. A generosidade beneficia tanto quem recebe quanto quem dá, porque dar deixa as pessoas felizes.

11. Confiável. As pessoas confiáveis realizam coisas. Elas estão do seu lado quando você precisa delas. Não é preciso dizer mais nada.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido.